18/01/2021 - Psicoeducação para pessoas com diabetes

O “Programa de psicoeducação para pessoas com diabetes - PROPSID” é coordenado pelo Prof. Dr. Maycoln Leôni Martins Teodoro e pela Ma. Priscilla Moreira Ohno, do Departamento de Psicologia da UFMG. Esta pesquisa de doutorado, tem como objetivo principal identificar os efeitos de um tratamento de psicoeducação para depressão, ansiedade e diabetes. É uma intervenção feita em grupo, com encontros semanais, em que haverá interação dos participantes com a equipe do programa, formada por psicólogos e estagiários, e também com outras pessoas que tem diabetes. As sessões são conduzidas com base em material desenvolvido pela própria equipe de pesquisa e aborda questões ligadas à saúde mental, controle da diabetes e como desenvolver estratégias para enfrentar o dia a dia com a doença.

Para participar da pesquisa é necessário ter diagnóstico de diabetes, ser maior de 18 anos e ter conexão de rede (internet). Pessoas de todo o país podem participar. Diante da pandemia da COVID-19, as etapas da pesquisa, incluindo a avaliação inicial e a intervenção, serão feitas no formato online. Após a avaliação inicial, em que também o voluntário pode esclarecer suas dúvidas sobre o programa, a equipe de pesquisa entrará em contato para formalizar seu consentimento, pedir mais informações e agendar o início da intervenção.

Os interessados em participar do PROPSID devem entrar em contato pelo e-mail: programapropsid@gmail.com ou pelo whatsapp: (31) 98472-2974.